Chuteiras inglesas x A nova chuteira alemã:
Até a década de 50 todos os jogadores ingleses utilizavam chuteiras nacionais. Eles se orgulhavam usar as chuteiras que ostentavam biqueiras enormes, com proteção para os calcanhares e que duravam anos.
Mas nesta época, um revendedor inglês recebeu uma par de chuteiras de uma empresa alemã e ficou impressionado com a elegância e leveza do calçado. Este revendedor foi falar com o maior fabricante inglês de chuteiras. O dono da Manfield disse com tom sarcástico: “chuteiras leves será uma moda passageira, não estamos interessados em produzi-las”.
O jogador inglês chamado Jimmy Gabriel, no mesmo período recebeu de seu técnico o mesmo par de chuteiras alemãs. Sua reação inicial foi de espanto: “Eu nunca tinha visto nada parecido. Nós usávamos sempre aquelas chuteiras marrons pesadas, mas de repente apareceram aquelas chuteiras pretas com listras brancas que se pareciam bastante com os calçados comuns”.
Gabriel, quando entrou em campo usando as tais chuteiras foi ridicularizado pelos torcedores e pelos companheiros de equipe, pois o corte mais baixo dava um toque afeminado à chuteira. Mas Gabriel relatou: “Eu ignorei os comentários porque demorava uns dois anos para amaciar uma chuteira inglesa tradicional e era muito difícil controlar a bola com elas, mas as chuteiras pretas com listras brancas eram confortáveis logo de início, e eu podia realmente sentir a bola”.
Os outros jogadores vendo que a precisão de Gabriel havia melhorado, pararam com as brincadeiras e perguntaram-lhe onde poderiam também conseguir um par.
Em pouco tempo depois, na final da copa de 1966 realizada na Inglaterra, disputavam o jogo ingleses contra alemães. Dos 22 jogadores, 20 utilizavam as mesmas leves e “afeminadas” chuteiras pretas com listras brancas que o inglês Gabriel estreou na década de 50.
Os outros dois que disputavam a final não calçavam as antigas e obsoletas chuteiras inglesas, jogavam com outra marca de chuteiras também alemã, que por coincidência nasceu após a dissidências de um dos donos da fábrica que produzia as chuteiras pretas com listras brancas. Era o início da disputa entre a Adidas e a Puma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário