Você é o Visitante nº

"A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de GENIALIDADE"

- Sun Tzu, A Arte da Guerra.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Qual é a idade ideal para a iniciação no futebol?


Olá Amigos!
Muitas pessoas me perguntam, principalmente os pais, qual seria a melhor idade para a criança iniciar as atividades futebolísticas. Acredito que primeiramente, até os 5 ou 6 anos de idade, a criança deva passar por atividades físicas que propiciem o desenvolvimento de suas habilidades básicas como correr, saltar, pular, arremessar, pegar, rolar, etc (Não há de falar ainda em atividade futebolística, muito embora poderemos dar muitos jogos com os pés). Tudo isso dará toda sustentação para as exigências do jogo a ser praticado nos anos subseqüentes. Mas quais atividades então devemos oferecer? É muito simples: Jogos e brincadeiras (jogos simbólicos). Além dos inúmeros benefícios que trazem, os jogos e brincadeiras estimulam a criança a se interessar por alguma modalidade esportiva. Quando ela tiver conhecimento de sua individualidade, do espaço de jogo, do sistema de competição, o respeito aos companheiros e noção do mundo ao seu redor, poderemos dar início às atividades competitivas. Seria a PRONTIDÃO ESPORTIVA, segundo Robert Malina (1988): “é o equilíbrio entre o nível de crescimento, de desenvolvimento e de maturação e o nível da demanda competitiva. Quando a demanda for maior que as características individuais, então o indivíduo não estará pronto para competir". Devemos portanto, tomar cuidado com a especialização precoce. Ela trás problemas como lesões, estresse, saturação, descontentamento e problemas psicológicos que ocasionam invariavelmente o encerramento da prática esportiva. Mas esse é um assunto para outra oportunidade. Segundo os estudos de JEAN PIAGET, a criança entraria no que ele chama de estágio operatório por volta dos 6 e 7 anos de idade. Antes disso, de 2 a 5 anos estaria no estágio pré-operatório. Vamos a algumas características desses dois estágios. No pré-operatório a criança “transforma” a sua realidade para que essa combine com a sua realidade. Há um egocentrismo nesse estágio. O mundo é que se encaixa no mundo da criança e não o contrário. A criança não consegue acompanhar a lógica dos adultos. Ou seja, estão no mundo do faz de conta. Outra característica desse estágio é que as crianças de até 5 ou 6 anos não seguem regras coletivas. Exploraremos a motricidade da criança por meio de JOGOS SIMBÓLICOS. (liberdade de regras, desenvolvimento da imaginação e fantasia, ausência de objetivos, etc).
A partir dos 6 anos inicia-se na criança o amadurecimento cognitivo. Junto a isso começa o processo de socialização. A criança percebe que o mundo não é só ela. Ela precisa dos outros para se adaptar ao “novo mundo”. Então, é preciso respeitar regras. Regras essas oferecidas por um JOGO COLETIVO. O jogo simbólico agora não é mais o suficiente.
Finalizando, os professores devem ficar muito atentos às crianças, pois elas não se desenvolvem no mesmo ritmo e ao mesmo tempo, assim o fator idade não deve ser levado de forma rígida.
FONTE: Universidade do Futebol; CDOF; Pedagogia do FUTSAL.

Nenhum comentário: