Você é o Visitante nº

"A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de GENIALIDADE"

- Sun Tzu, A Arte da Guerra.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

NUM BOTECO QUALQUER: Um conto de futebol!

Transcorria mais um domingo qualquer. Daqueles que acontecem em um bairro pobre na periferia da cidade de São Paulo. Era também, um boteco qualquer. Não muito limpo, com um balcão frigorífico antigo onde através do vidro rachado, e fosco pelo tempo, viam-se algumas cervejas sendo mal geladas. Em cima do balcão, o indefectível pano branco. Na parede, um enorme pôster do Palmeiras campeão paulista de 1996 e, na prateleira ao lado, alguns troféus do Ameriquinha - o time do bairro. Mais de uma dezena de fregueses – todos moradores do bairro – consumiam umas louras e umas branquinhas. O assunto predominante: futebol! Na mesinha do canto estava seu Rafael. Um senhor de 60 anos de idade, com aparência cansada e trajando um moleton surrado. Como já estava aposentado era um habitué do bar. Ninguém mais dava crédito às suas conversas sobre o passado futebolista. Quando tomava umas a mais, dizia que aos 17 anos, havia jogado no juvenil do Corinthians e que era considerado a maior promessa do clube, tendo sido indicado para o time profissional. Gostava de narrar alguns lances das partidas onde ele teria sido o astro principal. O pessoal ria com o que chamavam de delírio do véio Rafa. Tinha até quem o insultasse bradando que nunca tinha visto um velho tão mentiroso.

- Porque você não virou profissional, velho? - inquiria alguém, sorrindo.
- Bebida. A bebida foi a minha desgraça ! – afirmava com voz impassível.

Sua resposta não convencia a ninguém – e a gozação recrudescia. Num domingo qualquer, naquele boteco qualquer e com pessoas quaisquer, algo inusitado estava para acontecer. Do outro lado da rua parou um carro importado com vidros escuros. Um senhor de meia idade saiu do veículo e tomou a direção do bar. Ao adentrar, os presentes transformaram-se – alguns ficaram boquiabertos. Fitavam o cidadão como se vissem uma assombração. O silencio tomou conta do bar.

- Boa tarde, pessoal. Vocês sabem onde encontro o Rafael Arruda? – indagou o inesperado visitante.

Os, antes falastrões agora não entendiam nada. Até que, alguém saiu do torpor e apontou para a mesa onde estava o véio Rafa.

- Meu amigo Rafael, há quanto tempo eu te procuro. Você sumiu, cara ! Vim te dar um abraço e te convidar para trabalhar comigo na escolinha de futebol – dava para sentir a emoção na voz do recém chegado.

No momento seguinte houve um forte e demorado abraço entre os dois. Os mais próximos da cena juram ter visto lágrimas brotando nos olhos de ambos.

- Aí, pessoal obrigado, hein! Olha, esse cara aqui jogava mais do que eu - enfiou tanta bola debaixo das minhas canetas. Era um cracão! – disse o visitante antes de ir para o carro juntamente com o amigo. Todos sorriram para ele, respeitosamente.

Alguns deram tapinhas nas costas, outros queriam apertar sua mão. E o Jorge dá farmácia – corinthiano roxo - não resistiu:

- Ô Rivelino, me dá um autografo? Pode assinar aqui mesmo, na camisa do timão...

sábado, 20 de setembro de 2008

Cobrança de Faltas: Uma Arte

Qual é o torcedor brasileiro que não gosta de ver um belo gol em cobrança de falta? Além de ser um lance vistoso, os gols de faltas por muitas vezes têm decidido as partidas. Como os espaços estão diminuindo (veja postagem sobre treinamento em espaço reduzido), os jogadores recorrem às bolas paradas para poder alcançar o objetivo maior do futebol, o gol e assim, conseguir superar seus adversários.




O Brasil é uma verdadeira fábrica de "batedores" de falta, como dizem alguns. Alguns jogadores como Didi (o "folha seca"), Pelé, Rivelino, Nelinho e Roberto Carlos fizeram história com suas cobranças, que até hoje são contadas pelos amantes do futebol. São jogadores que preferiam cobrar forte. Outros bateram suas faltas com mais técnica. É o caso de Ayrton Lira, Dicá e Zico (foto). Atualmente o goleiro artilheiro Rogério Ceni é o grande ícone nesse fundamento.

Aliás, fundamento esse derivado do CHUTE. E como todo fundamento, as cobranças de falta também são treináveis. Repetir esse gesto, exaustivamente é fundamental para adquirir a habilidade necessária para ser um bom cobrador de faltas.



Há tempos a Academia Na Ativa vem oferencendo aos seus alunos essa possibilidade. Periódicamente há sessões de treinamentos de cobranças de faltas onde TODOS os alunos participam e não somente aqueles que tem mais qualidade técnica.









Nas fotos ao lado vemos alguns momentos desse treinamento.

Iniciação é destaque na Academia


A categoria Iniciação, da Escola de Futebol da Academia Na Ativa conta com crianças alegres e com potencial para a prática esportiva. Às segundas-feiras elas treinam motivadas, mostrando muita vontade e principalmente se divertindo muito. Brevemente irão participar de torneios e com certeza representarão muito bem o nome da Academia.

Na 1a. foto vemos os integrantes da equipe junto com o Prof. Leandro.
Na foto 2, vemos o Prof.Muricy explicando aos alunos a atividade do daquele dia.




quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O Treinamento em Espaço Reduzido

PORQUÊ: A evolução do futebol ocasionou mudanças na forma de disputar o jogo. A grande capacidade física dos jogadores, adquirida pelo desenvolvimento científico e tecnológico, fez com que os mesmos passassem a percorrer uma distância maior durante a partida (fala-se – em média - em 14km, contra 7,5 km em 1970). O intervalo entre suas ações durante a partida também diminuiu (aumento da intensidade). Ou seja, a velocidade do jogo aumentou juntamente com o avanço tático. Dessa forma, o jogador moderno necessita tomar decisões rápidas num curto espaço de tempo. Para que isso ocorra, é necessário rapidez de raciocínio e criatividade. Diante disso tudo surgiu uma nova alternativa de treinamento, O ESPAÇO REDUZIDO, que tem como objetivo estimular o jogador a desenvolver uma autonomia de ações e decisões, tornando-o assim, mais completo e adequado ao novo contexto competitivo do futebol.

O QUE É: Trata-se de uma nova alternativa metodológica para treinamento de equipes de futebol. Compreende a transferência de componentes do jogo – táticos, técnicos, físicos e psicológicos – para atividades coletivas num pequeno espaço do campo/quadra. É uma proposta para otimizar a criatividade e autonomia dos jogadores. Repetindo ações, no contexto do jogo, e o alto índice de contato com a bola, proporcionará ao jogador um desenvolvimento motor (coordenativo e técnico) e cognitivo. Esse treinamento ensina o jogador a improvisar, a ser autônomo, diferentemente do treinamento tecnicista (aquele baseado em exercícios predominantemente técnicos), onde o jogador é robotizado e sua criatividade pouco estimulada.

FINALIZANDO: Assim como o drible, a criatividade é dependente da individualidade do jogador, não havendo regras para o seu desenvolvimento. Para tanto, ela deve ser estimulada no treinamento através da repetição sistemática de situações complexas que necessitem ser solucionadas. Portanto, o treinamento em espaço reduzido pode ser uma alternativa metodológica interessante como forma de aperfeiçoar a capacidade de improvisação por parte dos atletas e o pensamento rápido dos mesmos.

(Na imagem ao lado vemos um modelo bastante utilizado nos treinamentos. Duas equipes em meio campo, cada uma com 6 jogadores. Uma delas tem como alvo a baliza normal, enquanto a outra ataca as outras duas balizas (que devem ser menores). Variação: Números limitados de toques, superioridade numérica, etc).

domingo, 14 de setembro de 2008

EQUIPE FRALDINHA É DESTAQUE NO FUTSAL!


A equipe fraldinha do São João/Na Ativa, vem se destacando no Campeonato Municipal de FutSal, promovido pela Prefeitura Municipal de Itatiba. Os jogadores estão se esforçando muito e temos certeza que serão grandes talentos no futuro.
Em pé: João Pedro, Thiago, Pedrinho, Guilherme e o Prof. Leandro.
Agachados: Natan, Luisinho, Luis Felipe e Gabriel Tajima.
Contiuem assim garotos!!!!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Luis Antonio da Penha (LILI): Incentivo à garotada!!


O grande amigo Luis Antonio da Penha, conhecido por "Lili", mais uma vez está à frente de um importante campeonato esportivo na cidade de Itatiba: O Campeonato Municipal de FUTSAL. Há vários anos que Lili dá oportunidade para que as crianças possam participar de um Torneio de Futebol de forma sadia e prazerosa. Desnecessário neste momento, elencar o quanto importante é para as crianças, praticar alguma atividade esportiva. Nós, pais e professores, como apaixonados que somos pelo Futebol, vislumbramos um futuro melhor para as crianças participantes: Cooperação, Solidariedade, Coragem, Superação, são algumas das capacidades que o futebol, enquanto ferramenta de ensino, pode oferecer à garotada. E Lili, há tempos, dá oportunidade para que isso possa acontecer! Parabéns a todos da Comissão Organizadora.
Na foto acima vemos o "Comandante" Lili, o jovem árbitro Hebert, o grande Adelmo e o mesário Guilherme.

FUTSAL: Infantil do São João/Na Ativa goleia!!!!

Hoje de manhã a equipe mirim do São João/Na Ativa (foto 1) conseguiu uma importante vitória no Ginásio de Esportes José Boava, ao vencer o Nápoli, pelo placar de 3 tentos a 2. Marcaram para o alvi-verde Felipe, Léo Vitiello e Aurélio. O clima no vestiário entre os jogadores foi de alegria e também de preocupação foto), pois será preciso vencer o Engenho na próxima segunda-feira, para continuar vivo na competição.


Já no último domingo, pelo Campeonato Municipal de FUTSAL, organizado pela Prefeitura Municipal de Itatiba, a equipe Infantil do São João/Na Ativa (foto), não tomou conhecimento do seu adversário (Araújo Campos) e goleou por 16 a 0. Entraram em quadra os seguintes jogadores: Lucas, Dudu, Marcos, Adriano, Maycom, Peru, Kaique e Guilherme. Com essa vitória os atletas ficaram mais motivados para o próximo desafio.

Equipe Infantil do São João/Na Ativa.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

FUTSAL - TREINO NO SÃO JOÃO

Atletas: Mais uma vez o treino desta sexta-feira será no Ginásio do São João Futebol Clube:
Infantil: 15h00.
Mirim: 16h00.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

FUTSAL- Últimos Resultados

Pelo Campeonato Municipal de Futebol -2008, as equipes de Futsal do São João/Na Ativa, entraram em quadra no último final de semana e os resultados foram os seguintes:
FRALDINHA: Venceu de virada, na casa do adversário, a equipe do Itatiba E.C. por 2 a 1. Gols de Thiago e Guilherme (foto). O placar até poderia ter sido melhor se nossos atletas tivessem mais tranquilidade nas finalizações. Mas foi muito bom! Parabéns!

PRÉ-MIRIM: Vencemos no sábado por 5 a 1 a equipe da Escolinha do São Francisco. Uma bela estréia!

MIRIM: A equipe esteve irreconhecível e foi goleada por 4 a 1 pelo Pedro Fumachi. Mas temos bons jogadores e podemos sim, buscar a classificação. É preciso confiança!!!
Logo mais à noite, no ginásio do Itatiba E.C. jogarão as equipes Mirim (19h30) e Infantil (20h00).

Boa Sorte.